Blog da Cartos

O que é CCB?

7 de dezembro de 2022tempo de Leitura: 3 min

Saiba o que é e para que serve a CCB – Cédula de Crédito Bancário

CCB ou Cédula de Crédito Bancário é um título de crédito emitido por uma pessoa física ou jurídica para contratar um empréstimo, por meio de uma instituição financeira. Funciona assim: toda vez que alguém realiza a contratação de um empréstimo em uma instituição financeira, é necessário formalizar esse crédito por intermédio da assinatura de uma CCB, declarando que reconhece o valor tomado e se responsabiliza pelo seu pagamento.

Muito usada em operações de crédito, como empréstimo consignado* e crédito direto ao consumidor*, entre outras, a CCB é o documento que representa a promessa de pagamento dessa operação.

Quem pode emitir?

Criada pela MP 1.925/99 e incluída na Lei nº 10.931/04, pode ser emitida com ou sem garantia somente por uma instituição financeira. No caso, a garantia é um bem, documento ou ativo* que é dado à instituição em questão, para assegurar que, em caso de inadimplência, será possível recuperar o valor investido. Ao ser assinada, a CCB tem validade superior a de um contrato, já que apresenta o caráter extrajudicial, não sendo necessário iniciar um processo judicial caso haja uma inadimplência.

Como emitir?

Para emitir uma CCB, é necessário incluir algumas informações básicas, como a instituição financeira envolvida na operação, quem contratou, valor contratado, quantidade de prestações, além da taxa de juros, datas de vencimento e o custo efetivo total do crédito.

Além de instituições financeiras, as empresas do Mercado de Capitais e Fintechs também podem fornecer CCBs, porém, para isso, é necessária a intermediação de uma instituição financeira para realizar essa emissão. O serviço de Banking as a Service* (leia aqui para saber mais sobre BaaS) facilita e agiliza a emissão de CCBs via integração de sistemas por APIs*.

A Cartos, dentro do seu portfólio de produtos de Banking as a Service, conta com o serviço de emissão de CCB e algumas soluções, que são concentradas em plataformas para formalização de Crédito e nas APIs de Crédito.

*Glossário financeiro

Dúvida sobre algum termo citado neste texto? A gente ajuda você!

- Empréstimo consignado: é um tipo de linha de crédito que é descontada diretamente dos vencimentos do contratante (contracheque ou benefício do INSS). Confira detalhes aqui .

- Crédito direto ao consumidor: é uma modalidade de crédito que, em geral, possui taxas mais baixas do que o cheque especial, por exemplo. É indicado para quem deseja adquirir produtos e serviços.

- Ativo: é o dinheiro em si ou tudo que possa ser convertido em moeda corrente. Por exemplo: um carro é um ativo.

- Ativo de crédito: são títulos emitidos por empresas ou instituições com o objetivo de captar recursos para investir em projetos.

- Banking as a Service: na tradução literal significa “banco como serviço”. Trata-se de uma tecnologia que permite a prestação de serviços financeiros por empresas de vários segmentos por intermédio de uma instituição financeira. Saiba mais aqui .

- APIs: a sigla vem de Application Programming Interface (interface de programação de aplicativos). Funciona como uma ponte que conecta sistemas, softwares e aplicativos.

2024 © Cartos. Todos os direitos reservados.